Como abrir um pet shop?

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Como abrir um pet shop é a pergunta que muitas pessoas que desejam empreender na área questionam. E isso não é à toa! O mercado que trabalha com pets no Brasil, sobretudo, cachorros e gatos, é bastante promissor, já que temos mais de 50 milhões desses animais no país e é um segmento que traz cada vez mais destaque.

Outro ponto que merece destaque é que a visão e cuidado com os pets está se ampliando. 

Afinal, como eles podem ser os melhores amigos do homem, eles também precisam de cuidados especiais, como um bom banho, atendimento veterinário, medicamentos, uma boa alimentação, vacinação e outros aspectos. 

Por isso, se você deseja saber como abrir um pet shop para ter sucesso em seu empreendimento, este artigo é para você! 

Na leitura, você verá as principais estratégias para abrir um negócio, desde o planejamento, divulgação, marketing digital, análise de concorrência e estudo de público. Confira!

O passo a passo para abrir um pet shop 

Se você tem interesse em trabalhar no mercado dos pets, existem algumas dicas que servem como um passo a passo e podem te ajudar. São elas:

  • Planejar e regularizar o negócio é essencial;
  • Analisar a concorrência;
  • Definir os produtos e serviços da empresa;
  • Escolher um local para montar sua loja;
  • Escolher uma boa equipe;
  • Contratar e regularizar a equipe, fluxos e áreas;
  • Investir em campanhas e marketing digital.

Planejamento, organização e regularização do negócio

Planejar o seu negócio é muito importante para definir os principais aspectos do empreendimento, verificar questões fiscais e legais, bem como estabelecer quais os pontos de identificação da audiência para o marketing.

Ou seja, essa organização é fundamental, e não tê-la significa dizer que há um grande risco da empresa não conseguir ir muito longe. 

É no planejamento que se consegue verificar a gestão financeira, pensar em um planejamento tributário, estudar a legislação e como se adequar às regras, assim como definir quais são os produtos e serviços oferecidos pelo seu pet shop.

Veja que quando falamos em pet shop, vários serviços podem ser oferecidos, desde banho e tosa, aplicação de vacinas, vendas de remédios, ração, roupinhas e acessórios, dentre outros. 

Assim, há uma ampla gama para a atuação. Inclusive, alguns pet shops também realizam atendimento veterinário. 

É por isso que é tão importante que durante o planejamento o profissional verifique qual será a área de atuação dentro desse nicho.

É a partir disso que é essencial identificar quem são seus concorrentes e estudar formas de se destacar nesse mercado. 

O local em que sua loja será instalada também é essencial porque deve ser atrativo para o público-alvo, sendo de fácil acesso – caso seja um atendimento regionalizado. 

Do mesmo modo, é preciso identificar as facilidades que serão oferecidas, deixando-as claras em materiais publicitários, como possibilidade de entrega dos produtos.

Ressaltamos também a necessidade de legalizar sua empresa, para evitar problemas fiscais, multas e problemas que afetem sua credibilidade no mercado.

O processo de legalização envolve a abertura da empresa, a inscrição do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, contrato social, matrícula na Seguridade Social, além de processos de vistorias e obtenção de documentação e alvarás por parte do Corpo de Bombeiros. 

É importante ressaltar que todas essas ações atribuem credibilidade para o seu negócio! 

Além disso, o marketing digital também pode ser um importante aliado no processo de abertura e estabelecimento de sua marca. 

Invista em marketing digital no seu pet shop 

Como esse é um mercado em crescimento, é preciso dizer que há grandes chances de muitas pessoas investirem no pet shop. 

Contudo, com o marketing digital o seu negócio pode se diferenciar, trazendo novas oportunidades! 

Por meio do marketing no ambiente virtual, sua empresa consegue atrair mais clientes, ficar mais conhecida e divulgar seus produtos e serviços.

Para isso, é importante saber como anunciar no Google Ads, no caso da sua empresa ter um site ou um blog, ou até mesmo, investir em anúncios nas redes sociais. 

O Google funciona como uma ferramenta de busca muito relevante, pois, por meio dela, os clientes conseguem fazer levantamentos sobre um serviço ou negócio. 

Para anunciar nessa plataforma ou nas redes sociais, como é o caso do Instagram Ads, é importante que a empresa faça um planejamento sobre as campanhas que serão desenvolvidas. Essas campanhas podem envolver elementos como: 

  • Definição do público-alvo;
  • Área de cobertura do anúncio;
  • Palavras-chaves;
  • Frases específicas do anúncio; 
  • Orçamento;
  • Duração; 
  • Metas e objetivos com a campanha.

A partir disso, sua empresa consegue fazer um material que seja direcionado para o seu público, a partir dos objetivos definidos. Inclusive, o mesmo se dá em outras plataformas e redes sociais.

Nesse sentido, caso deseje saber como funciona o Facebook Ads, é possível acompanhar os próximos parágrafos, otimizando campanhas nessa rede.

Na prática, o uso é bem simples, bastando criar uma conta na plataforma e criando uma página para a marca. 

Além disso, as publicidades podem ser veiculadas em outras redes sociais que pertencem a empresa, como é o caso do Instagram. Com isso, os conteúdos podem aparecer em mais de um canal e, até mesmo, em sites parceiros do Google. 

No caso do material pensado para Instagram e Facebooks, o espaço business pode ser usado para programar as postagens e patrociná-las em ambas as redes, considerando legendas, formatos, e demais aspectos.

Para isso, o empreendedor também tem a liberdade de criar uma campanha com a delimitação de seus objetivos, direcionando o cliente para páginas e anúncios que sejam do seu interesse. 

Estando no ambiente virtual, seu pet shop tem mais visibilidade e pode atrair novos clientes!

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