No mercado pet, existem diferentes tipos de ração, podendo variar de acordo com a idade e até com as doenças de cada animal de estimação. Conheça os principais tipos de ração e faça a melhor escolha para seu companheiro peludo
Quem tem um animal de estimação em casa já sabe: na hora de encontrar as melhores rações com desconto, a variedade de opções é imensa. Existem, por exemplo, as versões destinadas a diferentes faixas etárias do pet, bem como aquelas exclusivas para as especificidades de cada raça. Mas, entre as alternativas, há também as rações ideais para tratar certos problemas de saúde.
Estamos falando de alimentos desenvolvidos a partir de matérias-primas de altíssima qualidade e que, consequentemente, apresentam a quantidade de nutrientes ideal para variados cenários. Ao incluir tais soluções na dieta do animal, é possível promover um melhor aproveitamento — não apenas nutricional, como também energético —, estimulando a manutenção do peso, garantindo uma pelagem mais bonita e, claro, prevenindo uma série de enfermidades.
E aí, que tal descobrir quais são essas rações e, quem sabe, oferecer o que há de melhor para o seu amigo de quatro patas? A seguir, listamos as composições mais utilizadas do momento para te deixar por dentro do assunto. Confira!
Ração para cães com problemas dermatológicos
Para começar, vamos falar sobre os bichinhos que apresentam problemas dermatológicos, ou seja, aqueles que sofrem com sensibilidade a determinadas substâncias — ocasionando assim, a hipersensibilidade alimentar.
Na maioria das vezes, a ração dermatológica tende a ser feita a partir de proteínas diferenciadas. Entre as principais delas, destacamos a carne de carneiro, de peru, ou, até mesmo, de coelho. Vale lembrar que tais versões são ótimas para os pets que são alérgicos à carne bovina ou de frango.
Fora isso, essas fórmulas possuem receitas compostas por medicamentos, que ajudam a evitar as coceiras de pele e a temida queda de pelos. Bem interessante!
Ração para cães com problemas renais
Em seguida, vale destacarmos as rações próprias para os pets com problemas renais. Em outras palavras, as complicações de saúde que afetam diretamente os rins — quadro bastante comum na fase idosa do animal, quando o bichinho já não apresenta o mesmo metabolismo de antes.
Muitas vezes, os bichanos que possuem doenças renais podem contar com uma série de falhas no desempenho dos rins. Entre elas, destacamos:
- cálculos renais;
- problemas genéticos renais;
- insuficiência renal aguda, e por aí em diante.
Para tais casos, o ideal é recorrer às fórmulas que possuem baixa concentração de fósforo e sódio, além de contarem com outros nutrientes capazes de melhorar o fluxo de sangue renal, como é o caso do DHA e do EPA.
Ração para cães com diabetes
Seguindo o nosso artigo sobre as melhores rações para diferentes problemas de saúde, vale destacar as opções próprias para os bichinhos que sofrem com a diabetes.
Para proporcionar mais segurança e bem-estar aos pets, tal alimento deve ser rico em fibras, bem como carboidratos de lenta absorção. Em paralelo, também é interessante que a composição da ração possua um teor reduzido dos chamados “carboidratos simples”.
Com tais cuidados, será muito mais fácil manter os níveis de açúcar do sangue em pleno controle, ao mesmo tempo em que o pet terá total acesso à uma dieta equilibrada e saudável.
E aí, gostou de conhecer as melhores rações para cães com problemas de saúde? Agora, não há mais desculpas: você já tem todas as informações para garantir a alimentação ideal para o seu bichinho de estimação. Aproveite para colocar essas dicas em prática na hora da compra e garantir todo o cuidado que o seu pet merece. Até mais!