Cão De Raça Ou “Vira Lata”?

thumbnail

A Aquisição de um Animal é sempre uma decisão que deve ser tomada com muito carinho, atenção e planejamento. Afinal, um cãozinho vai acompanhar você e/ou sua família por 10, 15 ou até 20 anos! Logo, deve ser muito bem pensada!

Por muitos anos a opção de comprar de um animal de raça no Brasil era algo muito pouco factível, entretanto desde a década de 70 o número de pessoas com animais de raça começou a crescer e com a internet houve um aumento significativo. Por outro lado, a quantidade de cães sem raça definida ou o popular “vira lata” seguiu crescendo a taxas altas.
Hoje em dia existem campanhas incentivando a adoção em detrimento da compra. Não iremos discutir a eficácia ou formas dessas campanhas e sim analisar, com você, qual é a melhor opção para seu caso!

Cães de Raça

Os cães foram os primeiros animais a trabalhar com o ser humano em pról da sobrevivência de ambos. A parceria foi tão efetiva que se tornou um dos carnívoros de topo mais populares do mundo e com a vantagem de ter uma diversidade genética muito superior à nossa. Ao longo dos milhares de anos fomos selecionando os exemplares de forma a realizarem as mais diversas tarefas: cuidar do gado e das plantações, puxar trenós, caçar animais, nos fazer companhia, etc. Dessa forma temos animais extremamente especializados para essas tarefas e, mesmo com toda a nossa tecnologia atual, é difícil substituir o cão em vários desses trabalhos!

Dessa forma, um cão de raça, é um animal com uma previsibilidade muito alta, tanto de comportamento quanto de estética. A gente sabe o que esperar de um Golden, um Pastor Alemão, um Spitz, etc. Essa é uma das maiores vantagens de um cão de raça.

Cães sem Raça

Por outro lado, o vira lata é uma caixinha de surpresa. Fica difícil prever seu comportamento. Se ele terá a energia de um beagle ou a calma de um pequinês. Se será peludo ou se terá pelo curto. Logo, ao decidir por um vira lata é fundamental que você esteja preparado para qualquer uma das opções. Uma incompatibilidade de estilo entre o proprietário e o animal é uma das causas de abandono mais frequentes.

Uma opção é adotar um animal com mais idade ou, desde muito novo, ter um adestramento mais próximo. A adoção de um animal com mais idade permite que o comportamento já tenha se manifestado e você poderá analisar se ele está de acordo com seu estilo de vida. Se optar por um filhote e resolver procurar um adestramento, poderá “moldá-lo” de forma que ele não entre em conflito com seu estilo de vida. Mas saiba que, independente do comportamento do animal, seu estilo de vida sofrerá alguma mudança.

Custos

Tirando o custo de aquisição. O valor de manutenção de um animal de raça ou não é virtualmente igual. Para ambos são necessários cuidados veterinários adequados, uma alimentação de qualidade, eventuais serviços (banho, creche, hotel) e alguns mimos, como petiscos, caminhas, dentre outros.

Quando falamos do custo de aquisição. Embora, dependendo da raça, ele possa parecer alto, esse valor acaba sendo rapidamente diluído no dia a dia do animal. Por outro lado, nem sempre a adoção é de graça. Algumas ONG’s “sugerem” uma doação de alimentos ou em dinheiro mesmo para a manutenção do abrigo, o que, na prática se torna uma venda do animal.

Saúde

Existe um mito que cães sem raça são menos propensos à doenças. Isso está muito longe da verdade. Em alguns casos é exatamente o contrário. O que acontece é que, até então, o perfil de clientes que tinha cães sem raça e que dava os devidos cuidados veterinário era menor. Mas isso está mudando rapidamente e é possível ver um aumento significativo nos problemas de saúde também nos SRD’s (cães sem raça).

Cães de algumas Raça oriundos de criadores corretos, possuem vários exames. Displasias, Luxação de Patela, Atrofia Progressiva da Retina e muitas outras condições podem ser testadas e controladas em criações de cães de raça. Embora algumas doenças sejam multifatoriais e de difícil eliminação, o controle por parte dos criadores permite que os filhotes tenham uma chance muito maior de serem saudáveis.

Já nos animais sem raça, não existe nenhum controle. Pois geralmente são frutos de acasalamentos sem nenhum tipo de planejamento. Logo, todos os problemas de seus antepassados, podem se apresentar no animal. Se esse animal for descendente de uma raça com problemas de patela, por exemplo, ele poderá herdar esse problema. E se também for descendete de uma raça com altos índices de displasia, da mesma forma pode ter o azar de apresentar 2 doenças ortopédicas sérias.

Obviamente, a variabilidade genética de um cão sem raça será maior e a chance de problemas causados por um concentração de “genes maléficos” é menor. Mas como mencionei, nos criadores sérios, o controle já é feito para minimizar esse problema.

Origem dos Cães

Assim que a decisão for tomada, procure um local adequado para a aquisição, seja pagando ou adotando. Se optar pela adoção, o ideal é visitar a ONG. Ver se de fato fazem um trabalho sério e não são acumuladores de cães. Infelizmente uma grande quantidade de ONG’s não passam de acumuladores e tem locais sofríveis. Outras fazem doações de animais querendo contrapartidas financeiras disfarçadas, por exemplo, cobrando vacinas e castrações. Existem no Brasil várias ONG’s que fazem o trabalho correto, logo, procure se informar bem antes.

Da mesma forma procure por um criador correto da raça. Assim como nas ONG’s, procure conhecer o local ou no mínimo fazer um tour virtual pelo local para conhecer as instalações. Como nas ONG’s, existem criadores que são verdadeiros chiqueiros, embora sejam minoria, fique atento a isso. Pesquise sobre os problemas de saúde da raça que você deseja e verifique com o criador qual o controle ele tem dos pais.

Fuja de criadores que querem cobrar por pedigree! Procure criadores que, além do pedigree, entregam informações sobre a raça e os pais. Que tem as informações sobre os padreadores públicas e disponíveis na internet, por exemplo.

Resultado

Saiba que um cão, independente de ter uma raça ou não, vai estar 110% disposto a seguir você por onde você for, será fiel e companheiro. O que pode variar um pouco é a forma como isso é feito! Alguns querendo brincar, correr e gastar energia com você, outros sentado quietinho ao seu lado e aproveitando a companhia. Logo, se você optar por um cão, saiba que sua vida vai com certeza mudar e, se ele for compatível com você, será para melhor!

Portanto com raça ou sem raça, sua vida será transformada por esses seres iluminados que são os cães!

CEO do SistemaPET, Criador desde 1997. Bacharel de TI pela UFPEL 1998. Especialista em Marketing Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top