Como lidar com cistos sebáceos em cães

thumbnail

O que você precisa saber sobre cistos sebáceos em cachorros: o que são, causas, sintomas, tratamentos e tipos. 

Não é raro que alguns donos de pet notem caroços na pele do seu bichinho. É claro que isso acaba preocupando, por isso o ideal é buscar um veterinário para fazer uma avaliação mais precisa. 

Apesar destes caroços geralmente serem benignos, sempre busque uma orientação médica para iniciar o tratamento adequado. Assim, será possível eliminar os nódulos com a medicação e o acompanhamento certo. Vamos te explicar o que são estes cistos e como tratar o problema. Confira!

Cisto sebáceo: o que é?

O cisto sebáceo acontece quando uma glândula sebácea é obstruída, acumulando gordura no local. Esse tipo de cisto pode surgir em qualquer raça e em qualquer idade do animal. Eles são redondos, geralmente não causam dor e têm uma textura elástica e dura. 

Pode acontecer também de estes cistos entrarem em erupção e apresentarem um vazamento. Por isso, podem surgir também infecções. Em hipótese alguma você deve espremer os cistos. Isso pode piorar a situação e provocar infecção.

Principais causas

Em casos como esses, os donos de pet costumam ficar muito assustados, achando que o tumor é um câncer. Nesses momentos é importante lembrar que apesar de poder ser um câncer, geralmente não é. Por isso é importante buscar orientação veterinária. As principais causas da doença são: obesidade, problemas com as glândulas, efeitos de alguma injeção aplicada, entre outras.

Sobre os sintomas, um ponto a se observar é que os tumores malignos crescem muito rápido e se espalham muito rápido também. Já os benignos demoram muito para crescer.

Como tratar a doença?

A primeira coisa a se fazer é agendar uma consulta com o veterinário. Ele vai fazer uma avaliação, solicitar alguns exames laboratoriais, além do exame clínico. Durante este processo, só com a observação é possível descartar alguns problemas, como carrapatos, picadas de insetos, verrugas e hematomas. 

Em seguida o veterinário irá seguir com os exames de identificação de doenças mais graves. Por fim, prescreverá o tratamento mais adequado para o problema do cachorro.

Principais tipos de caroço

Existem diversos tipos de caroços que podem surgir no seu cachorro. Entre os mais comuns estão:

  • papilomatose canina viral: doença de tratamento simples;
  • adenoma sebáceo: provoca tumores geralmente em animais mais idosos. Não é muito comum nos mais jovens;
  • abscesso: acúmulo de pus que pode surgir depois que o cachorro é mordido por outros cães, podendo surgir a partir de um caroço no pescoço do cachorro e em outras partes do corpo onde há lesão. O tratamento também é simples; 
  • hematoma: caroço causado pelo sangue depois que o cachorro sofre uma lesão;
  • cisto apócrino: surgimento de caroços de massa dura que se espalham por todo o corpo do cachorro;
  • alergia: surgimento de pequenas bolas que se espalham pelo corpo do animal;
  • lipomas: os lipomas são resultado do acúmulo de gordura corporal. Eles são mais comuns em cães obesos;
  • histiocitomas: caroços que são benignos e que surgem tanto nas orelhas quanto nas patas dos cachorros;
  • reação à vacina ou injeção: os caroços formados por vacinas e outras injeções duram até três dias, mas também podem durar anos para desaparecer.

Além disso, existe ainda a carcinoma de células escamosas, caroços pequenos que inflamam e podem surgir de repente devido a lesões. O dono do animal pode notar também que as cicatrizes não se recuperam com facilidade.

Conte com um centro veterinário que oferece serviços de confiança e com a maior qualidade possível para proporcionar mais saúde para o seu pet. A qualquer sinal estranho no comportamento ou o surgimento de aspectos diferentes no corpo, procure um veterinário para avaliar e indicar o melhor tratamento. Nunca dê medicamentos para seu cão ou gato sem orientação médica, pois isso pode piorar a condição do seu amigo de 4 patas.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top